Sobre

Uma marca com história

A Barbot nasce no Porto em 1920, no rescaldo da I Guerra Mundial, com uma fábrica localizada em Santo Ildefonso (Porto), pelas mãos de Diogo Barbot. Surgia assim uma empresa de cariz familiar, com uma imagem tradicional, para a qual o rigor, a segurança e a qualidade eram características fundamentais. Todo o material gráfico e embalagens da época eram marcados com as iniciais do seu fundador – DB.

Fundada em 1920, a Barbot é hoje uma referência no mercado português em decoração e renovação de interiores.

Nos anos seguintes, a Barbot iria afirmar-se no mercado. Em 1958, sob a responsabilidade de Carlos Aires Pereira, é construída uma nova fábrica em Laborim e quatro anos depois, em 1962, já sob a administração de Zaida Barbot, filha do fundador, nasce a mais conhecida tinta da marca e atual líder de vendas, a Barbot Dioplaste.

O violento incêndio de 1981, que destruiu toda a fábrica de Santo Ildefonso, iria marcar indiscutivelmente a história da marca. É neste momento que se inicia um novo ciclo, não só ao nível da administração, que passa a ser liderada por Carlos Barbot, filho de Zaida Barbot, como também a nível estrutural. A Barbot dá inicio à sua expansão, com a transferência em 1982 das instalações do Porto para Vila Nova de Gaia, e desenvolve uma política de aquisições e parcerias que contribuíram para fortalecer a marca e alagar a sua oferta.

Em resultado dessa estratégia, em meados dos anos 80, a empresa apresentava uma equipa comercial reforçada, capaz de cobrir o país de Norte a Sul (a primeira delegação Barbot surgiu em Évora em 1987), uma frota logística própria e uma maior capacidade produtiva.

Ao longo da década de 1990, a Barbot continuou a expandir-se, lançando continuamente novos produtos. Este alargamento culminou com a quadruplicação dos armazéns e abertura de uma nova fábrica em Canelas em 2002 possibilitando à Barbot um campo de abrangência de nível nacional composto por infraestruturas modernas, equipadas com a mais avançada tecnologia, e uma elevada capacidade de resposta e competitividade.

Atualmente, a Barbot está presente de Norte a Sul do país, com duas fábricas localizadas no concelho de Vila Nova de Gaia, uma rede alargada de revendedores e 21 pontos de venda próprios. Mas nem só do mercado nacional vive a marca. Hoje o Grupo Barbot comercializa os seus produtos em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Angola e Cabo Verde.

Acreditamos que as tintas, as cores e a tecnologia são instrumentos de expressão individual, de expressão do gosto e da vontade, de transformação e criação. A casa é um lugar para novas visões.

Na Barbot acreditamos que a casa é um espaço privilegiado de conforto e de qualidade, que é um lugar de mudança e de criatividade.

A empresa e a marca Barbot procuram inspirar, dar força e estar cada vez mais perto desta nova visão do espaço. Proporcionamos o meio, as cores, as texturas e a tecnologia que vão transformar essa grande tela que é a casa.

A Barbot é qualidade e inovação, sustentadas no bom relacionamento com os clientes, colaboradores e fornecedores. Ao longo dos anos, o respeito constante por estas metas e princípios fez da Barbot uma empresa segura e de confiança, com um projeto consistente.

Hoje, é nossa vontade continuar a apostar numa relação cada vez mais próxima com os nossos interlocutores, com os seus desejos e necessidades do dia a dia. Queremos continuar a desenvolver na nossa empresa uma lógica de permanente dinâmica e investimento nas melhores tecnologias e produtos.

A marca Barbot distingue-se pelo seu forte posicionamento na decoração de interiores, que passa pela aposta no design e na criatividade, refletindo as tendências de decoração.

Uma tinta Barbot é muito mais do que a sua cor. É tudo o que transmite, tudo o que inspira. É um movimento infinito de emoções.

Nos últimos anos, a Barbot tem vindo a conquistar uma perceção de marca que participa ativamente, potencia e lidera as mudanças da casa. Ao associar-se à mudança dos ambientes e à decoração, a marca Barbot tem vindo a evoluir da esfera do produto (da funcionalidade da tinta) para uma esfera mais emocional associada ao universo da decoração.

A marca começa assim a viver no universo das emoções e das aspirações das pessoas, através de uma tendência que mexe com sentimentos muito ricos e muito fortes.

Aos valores tangíveis são acrescentados os valores emocionais. Porque uma tinta Barbot reflete muito mais do que a sua cor. Pretende ser aspiracional e inspiradora. Porque as pessoas podem viver em casas. Mas as casas também vivem nas pessoas. E uma casa sem cor é uma casa sem emoção.

Assinatura “Novas emoções”

A assinatura “Novas emoções” capitaliza um conceito de grande envolvimento. Está associada à decoração, à valorização, à vaidade e até ao narcisismo da casa. Trata-se de um verdadeiro regresso à casa que é motivo de orgulho, a casa que concentra atenções, investimentos e emoções.

A casa é um ser vivo, em mudança permanente. É o espelho de cada um de nós em movimento, a projeção dos nossos estados de espírito. É o espaço livre para o gosto. A tela ali à mão.

A Barbot é a marca que se especializou na criação das novas emoções, nas novas vivências da casa. A casa como investimento emocional, a casa como proposta de aperfeiçoamento e mudança sem fim.

A Barbot tem apostado cada vez mais em produtos inovadores, ecológicos e com valor acrescentado, investindo na tecnologia e na investigação e desenvolvimento de soluções que respondam às verdadeiras necessidades dos clientes.

Assumimos a Investigação e Desenvolvimento como uma área estratégica do grupo.

Como tal, possuímos um Departamento de Investigação e Desenvolvimento dotado de equipamentos de última geração, através dos quais pessoal tecnicamente especializado assegura, de forma eficiente, a conceção, formulação e desenvolvimento de novos produtos.

Política de Investigação, Desenvolvimento e Inovação
Âmbito

O SGI está implementado na organização para a Inovação de Produto, Processo, Marketing e Organizacional, na cadeia de valor de tintas e vernizes de decoração, indústria e pavimentos, estando abrangidas todas as atividades, produtos e serviços.

Missão

Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços de revestimentos que garantam uma experiência de marca simples, consistente e de qualidade superior para todos os consumidores que estão em contacto com as superfícies que revestimos.

Visão

Criar soluções de revestimento simplificadas que proporcionam tempo e espaço ao consumidor para viver novas emoções, e soluções melhoradas em processo, organização e marketing, com base nos princípios de gestão da inovação, numa cultura de inovação e de colaboração e com o foco na obtenção de valor.

Valores

Simplicidade, sustentabilidade, em Contacto, intra empreendedorismo, empoderamento e família.

Política

Cumprir os requisitos da Norma NP 4457:2021 e outros requisitos aplicáveis, e melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão da IDI e o desempenho da inovação;

Promover a motivação e a participação dos seus colaboradores no sistema de gestão da IDI;

Fomentar na organização a informação, a comunicação, o reconhecimento, a inovação, a criatividade e a diferenciação.

“Fazer bem à primeira”;
A Barbot “Amiga do ambiente”.

Estratégia

A estratégia da BARBOT é a consolidação da permanência no mercado a longo prazo, considerando que a continuidade saudável da organização assenta na Qualidade e na Inovação que geram a Diferenciação, na Formação dos seus colaboradores, no respeito pelo Meio Ambiente e na garantia de condições de Segurança e Saúde para todos os colaboradores.

A Direção Geral compromete-se a:

  • Assegurar que esta Política é comunicada e entendida dentro da Empresa, se mantém atual e consistente com as alterações do ambiente em que a Empresa opera, e a difundi-la por todos os colaboradores da organização bem como por todos os que trabalham em seu nome, mantendo-a à disposição de todas as partes interessadas.
  • Divulgar os resultados do desempenho da empresa em termos de Inovação.

A Política da qualidade da empresa BARBOT – Indústria de Tintas S.A. assenta em 3 vetores principais:

“Fazer Bem à primeira”
“Fazer os melhores produtos aos melhores preços”
“A Qualidade é de todos”

Na Barbot, a qualidade é mais do que um objetivo. É um conceito presente no quotidiano da empresa, da seleção das matérias-primas ao serviço pós-venda.

A Certificação

A qualidade, a segurança e o serviço continuam a ser, a par do desenvolvimento do produto, vertentes fundamentais onde fomos ganhando dianteira.

Em 1991, foi implementado o Programa de Qualidade Total, tendo obtido a Certificação NP EN ISO 9002 em 1994. Em 2001, a Barbot é distinguida com o galardão Trabalho Seguro que reconhece a aposta feita na criação de excelentes condições de Higiene e Segurança para os seus funcionários.

Também no serviço pós-venda, em que a qualidade exige proximidade ao cliente, a Barbot criou uma estrutura nacional de consultoria técnica. No ano de 2003, a empresa atinge o grau mais elevado de qualidade, obtendo a Certificação segundo a norma ISO 9001.

Ver Certificados

A Política Ambiental

Para a Barbot, a qualidade dos produtos é inseparável da qualidade e da responsabilidade das políticas ambientais.

A Barbot está empenhada em respeitar e preservar o meio ambiente através de uma política de gestão ambiental.

Neste domínio, a Barbot tem como objetivo eliminar os impactos negativos no meio ambiente resultantes da sua atividade, através da produção e desenvolvimento de produtos não agressivos para o ambiente, do tratamento de resíduos industriais e da redução da emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (COV). A Barbot encara a gestão ambiental como um fator estratégico para a otimização das suas vantagens no mercado.

O logotipo da Barbot é o primeiro ponto de contacto da marca para os seus públicos, parceiros e clientes. A sua adulteração prejudica a forma como a marca é percebida e comunicada, pelo que o logotipo deve ser sempre reproduzido de forma consistente e de acordo com um conjunto de regras.

Proteção da marca

Para garantir a uniformização destes elementos apresentamos aqui o logotipo e manual de normas da Marca. Estes suportes são propriedade da Barbot e não poderão ser utilizados sem a nossa expressa autorização.

Para outras questões, contacte o nosso Departamento de Marketing através do e-mail marketing@barbot.pt.

A Barbot – Indústria de Tintas, S.A., adiante designada apenas por Barbot, garante o bom e normal comportamento de todos os produtos comercializados.
Para ativar a garantia Técnica de Qualidade Barbot referente aos produtos adquiridos:

  1. Faça Garantia Tecnica de Qualidade Barbot Garantia Técnica de Qualidade Barbot;
  2. Envie-nos o formulário devidamente preenchido através do e-mail garantia@barbot.pt.

Designação do projeto | Internacionalizar com Valor
Código do projeto | POCI – 02-0752-FEDER-013648
Objetivo principal| Reforçar a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas
Região de intervenção | Norte
Entidade beneficiária | BARBOT – Indústria de Tintas, SA

Data de aprovação | 05-04-2016
Data de início | 21-09-2015
Data de conclusão | 30-09-2017
Custo total elegível | 341.271,25 €
Apoio financeiro da União Europeia |FEDER – 153.572,06 €

O Projeto apresentado pela empresa e agora aprovado, tem como principal objetivo apoiar a internacionalização e o esforço promocional em mercados estratégicos para a sua consolidação e desenvolvimento, bem como para o alargamento da sua base exportadora para novos mercados e melhoria da inovação organizativa com o objetivo de ganhos de eficiência e benefícios pela melhoria do serviço ao cliente.

Descarregar ficha do projeto:

B-Safecoat – Desenvolvimento de novas tintas com propriedades auto-desinfetantes

Condições Gerais de Venda

Âmbito da Aplicação

As relações comerciais entre a BARBOT – INDÚSTRIA DE TINTAS, S.A. (BARBOT) e qualquer entidade que adquira os seus bens e/ou serviços (CLIENTE) são regulamentadas pelas presentes Condições Gerais de Venda. As presentes Condições Gerais de Venda são sempre parte integrante de qualquer acordo do qual decorra a aceitação de uma encomenda pela BARBOT.

Pelo presente, o CLIENTE toma conhecimento destas Condições Gerais de Venda, considerando-se, em todo e qualquer caso, que as mesmas foram compreendidas e aceites na íntegra e sem reservas pelo CLIENTE.

As presentes Condições Gerais de Venda revogam quaisquer outras anteriormente estabelecidas, sendo que a BARBOT reserva o direito de alterar estas Condições Gerais de Venda sem aviso prévio, as quais sempre constarão do seu website atualizadas em https:/barbot.pt/condicoes-gerais-venda/.

Produtos

A BARBOT garante a conformidade dos seus produtos de acordo com as especificações técnicas constantes nas respetivas fichas técnicas, pelo que a sua aplicação deverá ser efetuada respeitando o descrito nas mesmas.

Adicionalmente, e nos termos das Diretivas 2010/75/EU e 2004/42/CE, faz-se expressa menção ao facto de que os produtos identificados com a marcação:

Estes, só poderem ser utilizados, sem restrições, em atividades executadas em instalações registadas e autorizadas para o efeito, sendo que a sua utilização em instalações de pequena dimensão fica limitada a revestimentos que não respeitem a quaisquer componentes para edifícios, nos termos da Lei.

Assim, a BARBOT não se responsabiliza por uma utilização deficiente ou ilegal dos seus produtos, sendo o CLIENTE inteiramente responsável pelas consequências de qualquer utilização indevida.

O CLIENTE compreende e reconhece que as imagens dos produtos da BARBOT apresentados por si das mais diversas formas, nomeadamente nos seus catálogos, têm um carácter meramente ilustrativo, pelo que, relativamente aos produtos reais, poderão existir variações de cor, de conteúdo e/ou design da embalagem decorrentes da sua amostra e exibição via online. Deste modo, para uma exata correspondência, poderá o CLIENTE dirigir-se a uma loja física BARBOT por forma a consultar os produtos.

A BARBOT reserva-se o direito de, a todo o momento, retirar qualquer produto do mercado, sem aviso prévio e sem que assista qualquer direito, seja qual for, ao CLIENTE.

Preços

Os fornecimentos serão faturados de acordo com os preços constantes da Tabela de Preços em vigor à data da faturação. Sobre estes preços incide o IVA à taxa em vigor. Os preços são reajustáveis em qualquer momento sem dependência de qualquer aviso prévio pela BARBOT.

A BARBOT poderá, em determinado momento/negócio, sem qualquer tipo de obrigação ou responsabilidade, conceder Ofertas Especiais, Descontos Promocionais ou outros descontos justificados, mediante condições legais e/ou contratuais.

Condições de Pagamento

Salvo acordo escrito em contrário com a BARBOT, a regra é a do pagamento imediato aquando da disponibilização física dos produtos encomendados.

Os métodos de pagamento são: débito direto, cheque, transferência bancária, multibanco ou numerário, nos termos da lei.

O CLIENTE que tenha celebrado com a BARBOT um Acordo Comercial Anual e cujo acordo esteja em vigor à data, poderá pedir à BARBOT a abertura de uma conta corrente de fornecimentos a crédito. Em caso de deferimento (decisão exclusiva e discricionária da BARBOT), nesse acordo anual serão definidos os termos e limites de crédito, assim como os prazos de pagamento a praticar, que poderá sofrer alterações de acordo com o volume médio mensal de compras e formas de pagamento.

A falta de pagamento no prazo estabelecido, o pagamento efetuado através de cheque sem provisão ou a utilização total do crédito concedido, implicará a suspensão imediata, temporária ou definitiva, da execução e entrega de encomendas ou partes de encomendas em aberto, bem como o imediato vencimento de todos os restantes créditos em aberto em nome do CLIENTE, sem prejuízo do direito de debitar juros à taxa legal aplicável, de obtenção da competente cobrança judicial e outros direitos que possam assistir.

Se ocorrerem factos e/ou circunstâncias que levem a um justificado receio da BARBOT quanto à qualidade da solvabilidade e credibilidade do CLIENTE, assim como pelo seu não cumprimento pontual de obrigações, a BARBOT reservar-se-á o direito de suspender as vendas e respetivas entregas de produtos a crédito, assim como de exigir pagamentos antecipados ou garantias adequadas dos pagamentos a receber.

A aceitação pontual de um atraso num ou mais pagamentos não implica a alteração das presentes Condições Gerais de Venda, nem das condições de crédito e pagamento atribuídas ao CLIENTE.

Qualquer alteração às condições estabelecidas só se terá por efetiva se constar de documento escrito assinado por ambas as partes.

Encomendas e Entregas

As encomendas poderão ser realizadas pelo CLIENTE através de email, sistema EDI e telefone, desde que posteriormente confirmadas por escrito. Sempre que possível, a encomenda deverá ser feita através de documento numerado e com cabeçalho do CLIENTE.

As encomendas só serão válidas depois de formalmente aceites, sendo que a BARBOT reservará o direito de não fornecer, seja por motivo de condições comerciais, financeiras ou logísticas, qualquer encomenda que não tenha sido aceite.

Os produtos são fornecidos nas quantidades mínimas de venda, ou em múltiplos, conforme indicadas na Tabela de Preços em vigor. As encomendas que não correspondem às quantidades mínimas de venda, ou múltiplos, serão arredondadas para o múltiplo mais próximo.

A BARBOT funciona sob o regime de “pendentes”. No caso de uma encomenda não ser satisfeita na totalidade, a parte em falta não carece de nova encomenda, sendo automaticamente enviada logo que disponível. O CLIENTE poderá solicitar, por escrito, o procedimento contrário.

No caso de encomendas de valor inferior a 200,00 € será faturada uma taxa de custos administrativos, de 20,00 €, sendo que a BARBOT se reserva ao direito de recusar a entrega de parte ou totalidade da encomenda. Às encomendas de argamassas, acrescem custos de transporte de acordo com a tabela afixada no início de cada ano. Nas situações de transportes especiais ou urgentes, poderá ser faturada uma taxa adicional ao transporte.

Os prazos de entrega dependem da tipologia de produtos, disponibilidade de stock e capacidade de resposta em termos de transportes.

A descarga dos produtos é efetuada pelo CLIENTE devendo o motorista preparar previamente o veículo. Qualquer outra prestação (incluindo por exemplo, a imposição pelo CLIENTE ao motorista de uma espera excessiva em relação às datas e horas de descarregamento constantes no documento de transporte) será considerada como prestação acessória sujeita a uma remuneração autónoma.

Devem ser asseguradas pelo CLIENTE as condições de acesso e de descarga, colocando pedidos que não conflituem com as limitações do local, como sejam a restrição de acesso a pesados, rampas, escadas ou qualquer outro tipo de impedimento físico ou legal que constitua uma barreira à entrega das encomendas. A BARBOT não assume qualquer dano ou perda, que resultem da descarga em locais sem condições, tais como descargas em rampas, escadas ou qualquer outra constitua um risco à integridade física e material.

As paletes que suportam os produtos, certificadas pela Forest Stewardship Council, são propriedade da BARBOT. A cada envio é registado o número de paletes enviado ao CLIENTE, sendo, periodicamente, apurado o saldo entre paletes enviadas pela BARBOT e paletes devolvidas pelo CLIENTE. A parte em falta será faturada ao valor unitário de 15 euros. Pretende-se assim garantir a circularidade dos materiais, em linha com a política de sustentabilidade ambiental da BARBOT

Para informação mais detalhada sobre o tratamento de encomendas e entregas, por favor consultar as “Normas de Abastecimento”, disponíveis no site da Barbot em https:/barbot.pt/normas-de-abastecimento/ ou solicitando ao Serviço de Apoio ao Cliente.

Receção de Encomenda

No ato de entrega, o cliente deverá examinar a encomenda de forma a verificar o bom estado e a sua conformidade com o pedido respetivo e com a guia de remessa. Para prova da conformidade referida, o CLIENTE deverá assinar a guia do transportador.

A BARBOT assume danos resultantes do transporte desde que comunicados por escrito, de imediato e no documento de transporte e comunicados à BARBOT no prazo máximo de 5 dias uteis. De outra forma, a BARBOT considerará que o CLIENTE recebeu e aceitou a encomenda tal como entregue.

Garantia

A BARBOT garante a qualidade dos seus produtos de acordo com as respetivas fichas técnicas. As informações apresentadas nas fichas técnicas resultam, de testes efetuados laboratorialmente, sendo meramente orientativas.

Os produtos da BARBOT são produtos semiacabados, pelo que o resultado final depende dos fatores não controláveis pela Barbot, nomeadamente a preparação da superfície, as condições ambientais, as condições de aplicação, etc. Os comerciais da BARBOT poderão dar sugestões não-vinculativas de aplicação dos produtos, as quais não implicam qualquer tipo de acompanhamento ou fiscalização de obra.

O dever de garantia da BARBOT não existe em casos que resultem da má aplicação, uso inadequado ou incorreto do produto, fortuitos ou de força maior. De igual modo, a garantia caduca caso haja uma tentativa não autorizada de reparação do produto e/ou em que exista uma alteração da sua estrutura, componentes ou modo de funcionamento. Neste caso, além da perda da garantia, a BARBOT não se responsabilizará pela utilização incorreta e/ou desconforme do produto pelo CLIENTE.

Reclamações

Cliente “Consumidor”
Nos termos da Lei em vigor, e para efeitos comerciais e de assistência técnica, a BARBOT considerará o CLIENTE como “Consumidor” aquele a quem sejam fornecidos bens ou prestados serviços destinados a uso não profissional.

O CLIENTE “Consumidor”, sempre que entenda existir uma falta de conformidade do produto, deve comunicar essa situação à BARBOT, por escrito e anexando a sua fatura de compra, num prazo máximo de dois meses a contar do seu conhecimento. Feita essa comunicação, a BARBOT avaliará a situação concreta, tendo em conta todas as obrigações legais e decorrentes das presentes condições de venda, respondendo ao CLIENTE em conformidade.

Demais Clientes
Nos termos da Lei, em vigor, a BARBOT apenas aceitará denúncias de eventuais faltas de conformidade dos seus produtos da parte de CLIENTES a quem tenha sido emitido um documento comprovativo da venda dos seus produtos pela BARBOT.

As reclamações deverão ser colocadas por escrito, em documento próprio do CLIENTE, com cabeçalho e com os contactos das pessoas envolvidas. Preferencialmente e, sempre que possível, a denúncia de eventuais faltas de conformidade do produto pode ser efetuada pelo CLIENTE no ato de entrega/receção do produto. Quanto tal não seja possível, a denúncia deve ser feita no prazo de 8 dias do conhecimento da mesma, sem nunca exceder os prazos legais para exercício dos direitos respetivos. Se o CLIENTE não respeitar esses prazos, o seu direito caducará e não mais o poderá invocar seja em que situação for.

Qualquer reclamação relativa a um produto da BARBOT terá de ser aferida por uma assistência técnico-comercial. A aferição e reparação das desconformidades do produto conforme a garantia da BARBOT serão efetuadas por elementos do Departamento Técnico da BARBOT.

Para efeitos de assistência técnica, nos termos da Lei em vigor, a BARBOT considerará como “Consumidor Final” aquele a quem sejam fornecidos produtos ou prestados serviços destinados a uso não profissional.

A decisão final relativamente a qualquer reclamação pertencerá sempre à Direção Comercial da BARBOT. Se a decisão for negativa, será dada uma resposta ao CLIENTE por escrito, com explanação do motivo. Se a decisão for positiva, a BARBOT só aceitará responsabilizar-se pela substituição do produto tecnicamente reconhecido como desconforme por igual quantidade do mesmo produto ou a devolução do preço já pago da mercadoria reconhecidamente defeituosa, não aceitando outras responsabilidades por quaisquer outras perdas ou danos.

Devoluções

As devoluções só são admissíveis em caso de reclamação deferida pela BARBOT, exigindo sempre um acordo prévio escrito, fazendo-se acompanhar de nota de devolução emitida pelo cliente na plataforma da Autoridade Tributária que identifique o produto e quantidade, bem como número do documento de compra.

A BARBOT não aceita devoluções de produtos à medida, nomeadamente produtos afinados à cor ou identificados como sendo Produtos por encomenda, devidamente assinaladas na Tabela de Preços da seguinte forma:

Propriedade Industrial

A BARBOT é proprietária integral de todos os direitos intelectuais e ou industriais dos seus produtos, equipamentos, componentes e demais artigos vendidos e ou utilizados na sua atividade, incluindo documentação comercial, técnica ou de qualquer outro cariz. A BARBOT não concederá nenhum direito de propriedade industrial sobre nenhum dos seus produtos, mesmo quando estes tenham sido especialmente desenvolvidos por solicitação de um determinado CLIENTE. Sob pena de procedimento civil e/ou criminal será vedado a qualquer entidade ou pessoa exterior à BARBOT utilizar ou reproduzir, no seu todo ou em parte, marcas, desenhos, modelos, patentes, ou outros elementos que sejam objeto da propriedade intelectual ou industrial da BARBOT. Para efeitos de comunicação e promoção de produtos BARBOT, os clientes só poderão utilizar materiais (imagens, vídeos, fichas técnicas, etc.) que tenham sido fornecidos e/ou pré-aprovados pela BARBOT.

Tratamento de Dados Pessoais

O tratamento de dados pessoais efetuado pela BARBOT cumpre a legislação vigente em matéria de proteção de dados, designadamente, o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (“Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados”) e a demais legislação comunitária e nacional aplicável. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade, publicada no website em https:/barbot.pt/politica-de-privacidade/.

Jurisdição e Foro Competente

Para a resolução de qualquer diferendo que possa surgir relativamente a tais contratos e às questões previstas nestas Condições Gerais de Venda, é competente, com expressa renúncia de qualquer outro, o Tribunal Judicial da Comarca do Porto. Sem prejuízo do disposto no parágrafo anterior, qualquer litigio poderá tratado no âmbito da Resolução Alternativa de Litígios de Consumo, podendo o CLIENTE recorrer às entidades existentes, nomeadamente: Centros de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave; Vale do Cávado; Porto; Coimbra; Lisboa; Algarve ou Nacional (email: geral@cniacc.pt), cujos contactos podem ser disponibilizados em https:/www.consumidor.gov.pt/parceiros/sistema-de-defesa-do- consumidor/entidades-de-resolucao-alternativa-de-litigios-de-consumo/ral-mapa-e-lista-de-entidades.aspx ou em www.arbitragemdeconsumo.org, ou ainda via telefone +351 213 564 650.

Nulidade

A nulidade total ou parcial de qualquer uma das condições expressas nestas Condições Gerais de Venda não afetará a plena validade das demais.

Condições Gerais Normas de Abastecimento B2B

Aplicação ao Cliente Profissional.

Âmbito de Aplicação

As relações comerciais entre a BARBOT – INDÚSTRIA DE TINTAS, S.A. (BARBOT) e qualquer entidade que adquira os seus bens e/ou serviços (CLIENTE) são regulamentadas pelas Condições Gerais de Venda. As Condições Gerais de Venda são sempre parte integrante de qualquer acordo do qual decorra a aceitação de uma encomenda pela BARBOT.

A Política de Abastecimento, pretende fornecer maior detalhe sobre os processos de tratamento de encomendas e abastecimento, não dispensam, contudo, a consulta das Condições Gerais de Venda disponíveis no website em https://barbot.pt/condicoes-gerais-venda/.
A presente Política de Abastecimento, revogam quaisquer outras anteriormente estabelecidas, sendo que a BARBOT reserva o direito de alterar esta Política de Abastecimento sem aviso prévio, as quais sempre constarão do seu website atualizadas em https://barbot.pt/politica-de-abastecimento/

Encomendas e Entregas

As encomendas poderão ser realizadas pelo CLIENTE através de email, sistema EDI e telefone, desde que posteriormente confirmadas por escrito. Sempre que possível, a encomenda deverá ser feita através de documento numerado e com cabeçalho do CLIENTE.

As encomendas só serão válidas depois de formalmente aceites, sendo que a BARBOT reservará o direito de não fornecer, seja por motivo de condições comerciais, financeiras ou logísticas, qualquer encomenda que não tenha sido aceite.

Os produtos são fornecidos nas quantidades mínimas de venda, ou em múltiplos, conforme indicadas na Tabela de Preços em vigor. As encomendas que não correspondem às quantidades mínimas de venda, ou múltiplos, serão arredondadas para o múltiplo imediatamente inferior.

A BARBOT funciona sob o regime de “pendentes”. No caso de uma encomenda não ser satisfeita na totalidade, a parte em falta não carece de nova encomenda, sendo automaticamente enviada logo que disponível. O CLIENTE poderá solicitar, por escrito, o procedimento contrário.

No caso de encomendas de valor inferior a 200,00 € será faturada uma taxa de custos administrativos, de 20,00 €, sendo que a BARBOT se reserva ao direito de recusar a entrega de parte ou totalidade da encomenda. Às encomendas de argamassas, acrescem custos de transporte de acordo com a tabela afixada no início de cada ano. Nas situações de transportes especiais ou urgentes, poderá ser faturada uma taxa adicional ao transporte.

Os prazos de entrega dependem da tipologia de produtos, disponibilidade de stock e capacidade de resposta em termos de transportes.

A descarga dos produtos é efetuada pelo CLIENTE devendo o motorista preparar previamente o veículo. Qualquer outra prestação (incluindo por exemplo, a imposição pelo CLIENTE ao motorista de uma espera excessiva em relação às datas e horas de descarregamento constantes no documento de transporte) será considerada como prestação acessória sujeita a uma remuneração autónoma.

Devem ser asseguradas pelo CLIENTE as condições de acesso e de descarga, colocando pedidos que não conflituem com as limitações do local, como sejam a restrição de acesso a pesados, rampas, escadas ou qualquer outro tipo de impedimento físico ou legal que constitua uma barreira à entrega das encomendas. A BARBOT não assume qualquer dano ou perda, que resultem da descarga em locais sem condições, tais como descargas em rampas, escadas ou qualquer outra que constitua um risco à integridade física e material.

Prazos de Entrega

As encomendas serão entregues em duas modalidades:

Envio Normal – Envio gratuito para pedidos superiores a 200 euros e em Portugal Continental, expecto argamassas, às quais se aplica a tabela de “Transporte de Massas”. Aos pedidos inferiores a 200 euros, aplica-se uma taxa de 20 euros. Ver condições de entrega na tabela da página seguinte.

Entrega no próprio dia – Entrega da encomenda de acordo com os critérios indicados, no Centro de Distribuição da Barbot em Canelas ou na rede de lojas Barbot. Ver condições de entrega na tabela da página seguinte.

Os prazos de entrega indicados neste documento, são indicativos e referem-se a envios para Portugal Continental, efetuados a partir do Centro de Distribuição da BARBOT.
Estes prazos são indicativos e não estabelecem uma relação contratual, amenos que seja expressamente pedida uma data de entrega pelo Cliente e confirmada pela Barbot. Os prazos estão sujeitos à disponibilidade de stock de produto, matérias-primas, componentes e capacidade logística para proceder às entregas.

Entrega de Entrega – Envio Normal

Prazos de Entrega – Entrega no Próprio Dia

Rede de lojas com afinação de produtos base solvente

Recolhas no Centro de Distribuição

Condições: Limitado a 5 unidades, aplicando-se uma taxa administrativa de 5% do valor do pedido, até ao valor máximo de 20 euros.

Recolha: 2 horas após a gravação e validação da encomenda.
Manhã: 10h às 12h00; Tarde: 14h00 às 17h00.

Pedidos colocados após as 15h00, devem ser levantados no dia seguinte.

Nota: Aos pedidos de valor inferior à 200 euros, aplica-se a sobretaxa de 20 euros.
As taxas não cumulativas. No caso de sobreposição, aplica-se a taxa mais elevada.

Incidências

No ato de entrega, o cliente deverá examinar a encomenda de forma a verificar o bom estado e a sua conformidade com o pedido respetivo e com a guia de remessa. Para prova da conformidade referida, o CLIENTE deverá assinar a guia apresentada pelo transportador, indicando qualquer anomalia identificada. Sempre que possível poderá suportar a reclamação com fotografias.

Incidências no transporte
A BARBOT assume danos resultantes do transporte desde que registados por escrito, de imediato e no documento de transporte e comunicados à BARBOT no prazo máximo de 5 dias úteis. De outra forma, a BARBOT considerará que o CLIENTE recebeu e aceitou a encomenda tal como entregue.

Divergências
Após a receção da mercadoria, o CLIENTE deverá conferir e comunicar por escrito, no prazo de 5 dias úteis, qualquer divergência entre o pedido e a entrega, seja em termos de quantidade, ou de referências. De outra forma, a BARBOT considerará que o CLIENTE recebeu e aceitou a encomenda tal como entregue.

Devoluções

Produtos
As devoluções apenas são admissíveis em caso de reclamação deferida e comunicada por escrito pelo Apoio ao Cliente BARBOT, devendo o CLIENTE fazer acompanhar a mercadoria de nota de devolução, emitida via Autoridade Tributária e que identifique o produto e quantidade, bem como número do documento de compra e respetivo número de lote (se aplicável).

A BARBOT não aceita devoluções de produtos à medida, nomeadamente produtos afinados à cor ou identificados na Tabela de Preços, como produtos disponíveis por encomenda.

Paletes

As paletes brancas que suportam os produtos, certificadas pela Forest Stewardship Council, são propriedade da BARBOT. As paletes azuis que suportam os produtos são propriedade da CHEP.

Mensalmente será comunicado ao CLIENTE, o saldo entre paletes enviadas e recolhidas. A cada fecho de ano, será feito o apuramento final, sendo as paletes não devolvidas, faturadas ao valor unitário de 15€ por palete.

Esta prática visa garantir a circularidade dos materiais, em linha com a política de sustentabilidade ambiental da BARBOT.

A recolha das paletes é gerida pela BARBOT, devendo o CLIENTE devolver paletes, apenas a motoristas que apresentem documentação válida.

Abastecimento nas Lojas Barbot

A rede de lojas Barbot está dimensionada para servir o cliente de venda a retalho, ou seja, o cliente particular ou profissional, que adquire o produto para aplicação ou incorporação, não estando por esse motivo preparadas para as particularidades dos pedidos dos clientes revendedores.

O cliente revendedor deve direcionar os seus pedidos para o Centro de Distribuição, podendo apoiar-se nas lojas Barbot, em situação de urgência, dentro dos limites de quantidade estabelecidos pela loja.

Anexos

Tabela de Transporte de Massas Fev/2023

Condições do Serviço

Encomendas no “formato” palete
Pedidos superiores a 7 paletes no formato “Palete”, poderão ser efetuados em duas entregas, por limitação de peso.

Encomendas no “formato” Camião
O valor do transporte em camião completo de 24 Toneladas (TIR), não contempla plataforma de descarga. A necessidade de plataforma ou grua, esta sujeita a orçamento e disponibilidade do serviço.

Importante: Deve o destinatário assegurar os meios de descarga e adequar a dimensão da encomenda às condições do local de descarga. Qualquer dano ou perda, que resultem da descarga em locais sem condições, tais como ruas de transito condicionado a pesados, descargas em rampas, escadas ou qualquer outra que constitua impedimento ou risco à integridade física e material, são responsabilidade do contratante.