Escreva o que procura e prima Enter

Como reciclar latas de tinta?

Reciclar latas de tinta é simples. A Barbot diz-lhe como!

Um projeto de pintura pode dar origem a restos de tinta nas latas ou embalagens.

Por desconhecimento, muitas pessoas colocam estes resíduos no lixo comum. Esta prática causa problemas ambientais graves, uma vez que estes produtos podem atingir as águas subterrâneas, contaminando o lençol freático.

 

Os restos de tinta e vernizes são considerados resíduos perigosos, de acordo com a Lista Europeia de Resíduos, presente no site da Associação Portuguesa do Ambiente.

 

Como fazer para reciclar latas de tinta e respetivos restos de tinta?

Reduzir antes de reciclar latas de tinta.

A utilização da quantidade certa de tinta em cada projeto é importante para que não existam sobras que, com o tempo, podem secar nas latas.

A pensar nisto, a Barbot lançou a Calculadora de Quantidade que permite saber a quantidade de tinta que vai precisar para um projeto de pintura ou decoração.

 

Ao utilizar a Calculadora de Quantidade está também a controlar os custos de um projeto, já que diminui a hipótese de comprar mais tinta do que aquela que precisará. Uma medida que poupa o ambiente e também a sua carteira.

Reutilizar antes de reciclar latas de tinta.

Ainda antes de reciclar as latas de tinta, há outras formas de reduzir o impacto das tintas e das suas embalagens sobre o ambiente. Uma delas é a reutilização. Procure perto do local onde vive por associações ou Instituições de Solidariedade Social que precisem de tintas.

No site da Segurança Social encontra um conjunto de ficheiros com Instituições de Solidariedade Social. Basta encontrar uma na sua zona para poder reduzir o impacto das latas de tinta sobre o ambiente e, ao mesmo tempo, ajudar alguém.

Reciclar latas de tinta. Como fazer?

Se fez de tudo para reduzir e reutilizar, resta o último passo: reciclar latas de tinta e restos de produto.

Ao contrário do senso comum, as latas de tinta e as embalagens de plástico de tinta são recicláveis. Se o que restar dentro da embalagem ou lata de tinta é residual, deve tapar bem e colocar no ecoponto amarelo, conforme exposto pela Quercus no seu programa Minuto Verde.

 

No caso de ser um profissional, a recomendação é que entre em contacto com a Câmara Municipal da sua zona. Em muitas existe a possibilidade de entrega das latas de tinta e do seu conteúdo para um correto encaminhamento para reciclagem.

 

Outra opção para reciclar latas de tinta e outros materiais ligados à indústria das tintas é contactar um operador para a eliminação destes produtos. Para isso basta aceder ao Sistema de Informação do Licenciamento de Operações de Gestão de Resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente para saber onde pode entregar os resíduos.

Subscreva a nossa newsletter

Subscrever newsletter