Escreva o que procura e prima Enter

Projeto B-Safecoat – Tintas com propriedades auto-desinfetantes

Já imaginou uma tinta com propriedades auto-desinfetantes que previne a transmissão de doenças pelo contacto?

Projeto B-Safecoat – Desenvolvimento de novas tintas com propriedades auto-desinfetantes

  1. Síntese

A Barbot na sua estratégia de investigação aposta em produtos inovadores, ecológicos e de valor acrescentado, e por outro lado em investimentos em tecnologia e na investigação e desenvolvimento de soluções que respondam às verdadeiras necessidades do mercado.

  1. A Causa

Está cientificamente comprovada a facilidade na transmissão de doenças através do contacto da pele com superfícies contaminadas, nomeadamente, tais como corrimões, maçanetas de portas e bancadas. Este meio de transmissão de agentes patogénicos assume maior importância em zonas de serviços públicos como hospitais ou escolas, onde o risco de contaminação é obviamente acentuado pela presença dum número significativamente elevado de pessoas doentes em proximidade com pessoas saudáveis.

Não obstante a existência de protocolos de limpeza e desinfeção, assume-se, neste contexto, interesse e necessidade pelo desenvolvimento de um revestimento com propriedades desinfetantes, de modo a que seja possível inativar ou mesmo eliminar potenciais agentes patogénicos.

  1. A pesquisa em I&DT

Pretende-se, neste seguimento, analisar quais os principais agentes patogénicos passíveis de transmissão via contato com a pele e quais os princípios ativos contra esses mesmos microrganismos, para posteriormente serem aplicados em diferentes tipos de revestimento de superfícies. Estas tornam-se, assim, superfícies auto-desinfetantes, isto é, capazes de eliminarem agentes contaminantes pela atuação do biocida inserido e, consequentemente, de reduzir a transmissão de doenças infeciosas via contacto com a pele.

  1. O Mercado

Assim, o  mercado onde a empresa pretende apostar é o das tintas e vernizes especiais que integra o segmento da alta qualidade com atributos de especialização e benefícios associados à eco inovação e fiabilidade tecnológica da oferta.

A nova oferta será dirigida a nichos de mercado, com elevado potencial de crescimento, sobretudo em mercados evoluídos, como da União Europeia e da América do Norte e eventualmente outros extracomunitários que evidenciam dinamismo empresarial.

Com o projeto B-Safecoat – Desenvolvimento de novas tintas com propriedades auto-desinfetantes  a Barbot pretende, também, ser líder na oferta de tintas e vernizes especiais e criar as bases para promover a inovação organizativa e, simultaneamente, criar parcerias tecnológicas com entidades de I&DT e utilizadores finais de forma e estimular processos consistentes de cooperação para a inovação.

 

  1. Apoio do COMPETE 2020

O projeto B-Safecoat foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 1.063 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 610 mil euros.

Promovido pela Barbot,  participam neste projeto em consórcio o IST – Instituto Superior Técnico e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, I.P..

 

  1. Links

Barbot | Website http://barbot.pt/

Instituto Superior Técnico  | Website https://tecnico.ulisboa.pt/pt/sobre-o-tecnico/

Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, I.P | Website http://www.insa.pt

Subscreva a nossa newsletter

Subscrever newsletter