Escreva o que procura e prima Enter

Paredes com humidade. Como resolver?

As paredes com humidade podem afetar a sua saúde.

Antes de lhe darmos as dicas para acabar com o problema das humidades nas paredes de sua casa, convém saber que a humidade não é amiga da sua saúde. Além de criarem maus cheiros na casa, os bolores que tendem a aparecer podem provocar problemas respiratórios.

A humidade afeta a construção de sua casa.

As paredes com humidade também não são boas para a saúde da sua casa. A humidade tem sempre tendência a alastrar na parede onde surge. E isto pode degradar móveis, livros, roupas ou outros objetos devido à elevada humidade do ar.

O melhor é mesmo intervir assim que notar algum problema de humidade nas paredes, no quarto ou mesmo junto às janelas.

Que patologias surgem com a humidade nas paredes?

Identificar as patologias contribuem para resolver o problema da humidade nas paredes de sua casa.

São várias as patologias provocadas pela humidade.

  • Contaminação por algas e fungos.
  • Salitre/Eflorescência.
  • Empolamento.
  • Descasque.

 

Aprenda a identificar as patologias e a forma de as resolver, com os produtos certos. Leia o artigo até ao fim!

Paredes com humidade contaminadas por algas e fungos.

As tintas são suscetíveis de serem colonizadas por microorganismos. Esta contaminação microbiológica é provocada por um grande número de fungos e algas, que têm maior tendência para se acumularem em paredes com alguma rugosidade. Os efeitos da humidade nas paredes são visíveis pela alteração do aspeto da tinta e pelo seu destaque no suporte.

Como tratar paredes com algas e/ou fungos devido à existência de humidade?

LIMPEZA

A Solução de Limpeza Biochoque é simples de aplicar e ajuda a limpar algas e fungos.

A limpeza de algas e fungos de paredes é relativamente simples. A Barbot dispõe de um produto que pode ser aplicado no interior ou exterior de casa.

 

TRATAMENTO

Após a limpeza daqueles microorganismos é importante tratar da parede com humidade para que o problema não volte a surgir.

Uma solução é aplicação de tinta com proteção fungicida ou acrescentando o Aditivo Anti-fungos e Algas de modo a aumentar a resistência ao desenvolvimento dos fungos e algas. Este aditivo pode ser aplicado tanto no interior como no exterior de casa.

 

Outra solução em zonas de condensação é a utilização da Tinta para Cozinhas e Casas de Banho. Este produto só pode ser usado em paredes interiores.

Paredes com humidade com sinais de salitre ou eflorescências.

As eflorescências ou salitre são visíveis na superfície das paredes. Distinguem-se à vista por serem pequenos cristais esbranquiçados. O aparecimento resulta da infiltração de humidade na parede, devido a paredes fissuradas ou por capilaridade – subida da humidade pelo interior das paredes a partir do terreno – também conhecida como humidade ascendente.

Como tratar paredes com sinais de salitre?

O salitre deve ser removido de forma seca, por lixagem ou escovagem. Depois de removido, deve ser aplicado em duas demãos o Selante Barbolite na parede salitrada e repintada com a tinta de acabamento.

 

Se existirem fissuras na parede exterior, ela deve ser impermeabilizada utilizando um esquema de pintura à base de Dioflex 2RT.

Paredes com humidade em que seja visível empolamento.

O empolamento da tinta é a formação de bolhas de água por baixo da película aplicada nas paredes de casa. O empolamento pode ocorrer em paredes exteriores, resultado da passagem do vapor de água do interior para o exterior da casa.

 

As causas do empolamento são:

  • aplicação de tintas sobre superfícies húmidas (ao atravessar a superfície, a água exerce pressão sobre a tinta, descolando-a).
  • aplicação de segunda demão de tinta sobre uma primeira demão mal seca.
  • degradação de juntas, que deixam de isolar a humidade.
  • fissuras de canalização.

 

Como tratar paredes com empolamento da tinta?

O primeiro passo para recuperar paredes com humidade em que ocorra o empolamento é a reparação da origem. Pode ser uma fissura na parede exterior ou na canalização. Após reparada a origem, a tinta empolada deve ser toda removida.

Quando a superfície estiver completamente seca deve ser aplicado um esquema de pintura adequado. Recomendamos o Primário Barbolite antes de aplicar a tinta de acabamento.

 

Como vê, com a Barbot é possível resolver o problema paredes com humidade de sua casa.

Subscreva a nossa newsletter

Subscrever newsletter