Escreva o que procura e prima Enter

Como pintar azulejos?

Um projeto simples com ótimos resultados!

Há projetos que pode realizar em casa que ajudam a renová-la e a dar um aspeto completamente novo. Projetos que ocupam apenas um fim de semana, mas com resultados que podem durar muito e muito tempo. Uma das mudanças que pode fazer é pintar os azulejos de sua casa. Sejam de uma cozinha, de uma casa de banho ou de qualquer outra divisão, pintar os azulejos vai trazer uma nova vida.

Siga o nosso guia e transforme a sua casa.

Imagem retirada do blog Kathrine Haugholt

O que precisa para pintar os azulejos?

Os materiais de que vai precisar para pintar os azulejos da sua casa de banho, cozinha ou outra divisão são simples de encontrar.

O material de proteção.

  • Luvas impermeáveis.
  • Máscara de proteção.
  • Óculos de proteção.

 

Material de aplicação.

  • Fita de pintor.
  • Plástico de proteção de superfícies ou outro material (jornais ou cartão).
  • Espátula de madeira para mexer a tinta.
  • 2 pano limpos (ou 1 pano e 1 esponja).
  • 2 trinchas (40 e 60 mm).
  • Rolo de pelo curto para esmalte.
  • Tabuleiro de pintura.
  • Diluente Sintético.
  • Barbot Infinity Mate ou Barbot Infinity Brilhante.

 

Imagem retirada de Mycoffeepot.org

O que fazer antes de pintar os azulejos?

O primeiro passo para começar o seu projeto é reunir todos os materiais mencionados, para que não corra riscos e para que não tenha de parar o projeto. Depois, retire todas as cortinas, armários e outros objetos que se encontrem na divisão a pintar.

Proteja o chão com os jornais ou cartão e aplique a fita de pintor em todos os rodapés e aros das portas. Se for pintar os azulejos da cozinha ou casa de banho é importante que aplique a fita de pintor em torneiras, lavatórios ou outros materiais que não consiga ou não possa retirar a da divisão.

Imagem retirada de Julie Blanner

Começar a pintar os azulejos.

Uma boa preparação da superfície é essencial para que a pintura de azulejos fique bem aplicada e o resultado seja o melhor possível. Lembre-se de utilizar material para proteger a sua saúde.

1. Comece por desengordurar os azulejos.

Para isso, utilize o Diluente Sintético Barbot e um pano limpo. Certifique-se que limpa bem as juntas que unem os azulejos.

2. Depois, utilizando outro pano ou esponja limpa, lave-os apenas com água e deixe que sequem completamente.

Se vai pintar os azulejos da cozinha ou casa de banho, ligue a exaustão ou o extrator para ajudar a dissipar a água.

3. Chegou a hora de pintar os azulejos.

Antes de começar a pintar, mexa bem o esmalte que escolheu – Barbot Infinity Mate ou Barbot Infinity Brilhante  – com a ajuda de uma espátula de madeira limpa. Depois verta para o tabuleiro a tinta e comece a pintar.

 

Dica: A melhor forma de pintar os azulejos é começar pelos pormenores. Com a trincha comece a pintar junto aos aros e rodapés, torneiras, etc. Depois passe à pintura dos azulejos com o rolo.

 

4. Finalização da pintura de azulejos.

Depois da primeira demão espere, no mínimo, 8 horas antes da segunda demão. Para ter a certeza que a primeira demão de esmalte está completamente seca, coloque um pouco de jornal numa área pouco visível. Se ele aderir, espere mais um pouco antes da segunda demão.

5. Antes de terminar o trabalho.

Retire a fita de pintor com o máximo cuidado. Se aplicou demasiado esmalte pode ser necessária a utilização de um bisturi, para que não descole a tinta aplicada anteriormente. Se houver pequenas falhas, repinte com a ajuda de um pincel fino.

6. Espere mais um pouco.

Se pintou uma área de duche, ou em que exista água em contacto com a parede, é aconselhável esperar pelo menos 24 horas, para ter a certeza que o esmalte aderiu completamente à superfície e está completamente seco.

Imagem retirada de Ramshackle Glam

 

Como vê, pintar azulejos é uma tarefa simples, relativamente rápida e mais barata do que aplicar azulejos novos.

Veja soluções de todas as cores que pode realizar em sua casa!

Subscreva a nossa newsletter

Subscrever newsletter