Escreva o que procura e prima Enter

Casa mais fresca este verão

A sua casa aquece muito nos meses de Verão? A Barbot partilha consigo alguns truques que vão ajudar a baixar a temperatura do seu espaço, sem os gastos energéticos e ambientais do ar condicionado. Alguns são rápidos e imediatos, outros vão dar frutos a longo prazo. Mas vale a pena experimentar todos!

1 – Deixe o sol lá fora.

deixe-o-sol-la-fora

Apesar de o sol ser tentador, a sombra é a melhor amiga da frescura em sua casa. Feche as cortinas para evitar a incidência direta de raios solares e mantenha as janelas fechadas durante o dia.

 

2 – De noite, todas as janelas se abrem.

de-noite-todas-as-janelas-se-abrem

Aproveite as noites de Verão para aí, sim, abrir as janelas e deixar a brisa noturna entrar em sua casa. Deixe as portas de todos os compartimentos abertas, para a que o ar possa circular por todas as divisões. Não se esqueça dos insetos e aplique uma tela.

 

3 – Cozinhe ao ar livre.

cozinhe-ao-ar-livre

A cozinha é a divisão da casa que produz mais calor. Tente usá-la o menor número de vezes possível e opte por grelhar alimentos no exterior. Para além de estar a contribuir para uma casa mais fresca, está a fazer uma alimentação mais saudável.

 

4 – Botão de off nos eletrodomésticos.

botao-de-off-nos-eletrodomesticos

Desligue os eletrodomésticos que não está a utilizar. Se não está no computador ou a ver TV não precisa de os manter ligados. São fontes de calor indesejáveis e gastos de energia desnecessários.

 

5 – Troque regularmente os lençóis.

troque-regularmente-os-lencois

Há poucas sensações mais refrescantes do que aquele momento em que nos deitamos numa cama acabada de fazer. Trocar regularmente de lençóis vai trazer maior sensação de frescura ao deitar, principalmente se usar roupa de cama 100% algodão.

 

6 – A sombra das árvores será sempre a melhor.

a-sombra-das-arvores-sera-sempre-melhor

Provavelmente só vai retirar os benefícios desta ação no próximo ano, mas plantar árvores em frente às janelas que recebem luz solar direta reduz o calor absorvido pela casa. Além disso, plantar uma árvore é sempre uma boa ação para o planeta e uma grande atividade em família!

 

7 – Pinte a casa de branco.

pinte-a-casa-de-branco

As casas do Mediterrâneo são tradicionalmente pintadas de branco por ser uma cor que reflete o calor. É o caso das casas típicas do Alentejo e do Algarve. Usar tons claros nas paredes exteriores, cortinas e persianas vai reduzir a temperatura da sua habitação. Conheça os brancos do Catálogo Fachadas da Barbot aqui.

 

8 – Isolar é refrescar!

isolar-e-refrescar

O isolamento térmico é uma das melhores e mais económicas estratégias a longo prazo para manter a temperatura da sua casa, de forma eficaz e sustentável. E isto aplica-se tanto no Inverno como no Verão. Aproveite o tempo quente para fazer estas mudanças em sua casa. Utilize as duas soluções de revestimento desenvolvidas pela Barbot – o Barbotherm e o Barbotherm Cork. Saiba mais aqui.

 

9 – Diga NÃO às lâmpadas incandescentes.

diga-nao-as-lampadas-incadescentes

Se quer baixar a temperatura de sua casa, esqueça de vez as luzes incandescentes e opte por lâmpadas fluorescentes. Estas produzem menos calor e consomem menos energia.

 

10 – Refresque-se!

refresque-se

Finalmente, sinta-se em casa e vista-se com roupas frescas e confortáveis. Beba frequentemente bebidas frescas como chá gelado, limonada, sumos de fruta e muita água. Bom Verão!