BARBOT 100 ANOS
É apenas o começo.
A Barbot está a celebrar 100 anos. A empresa nasceu no Porto, em 1920, num momento em que a economia mundial iniciava um processo de retoma, depois do fim da Primeira Guerra Mundial. Mesmo num panorama de incertezas, o fundador da marca, Diogo Barbot, contruiu desde os primeiros dias uma imagem assente em importantes valores: rigor, inovação e solidez.
Nos anos que se seguiram, a empresa consolidou a sua presença no mercado nacional e ascendeu ao grupo dos principais players do setor em Portugal. Hoje, um século depois, a sólida reputação da empresa faz da marca Barbot uma referência nas áreas de decoração e renovação de interiores no mercado nacional, Mas a expansão da empresa ultrapassou fronteiras e hoje o Grupo Barbot está presente também em Espanha, França, Bélgica, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
A Barbot mantém uma estrutura familiar, estando já na quarta geração, e ao longo da sua história tem seguido a estratégia de antecipar soluções com o objetivo de colmatar as necessidades dos consumidores. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento têm permitido à marca estar na linha da frente da inovação. Os produtos Barbot incorporam conteúdos sempre em sintonia com as mais avançadas tendências mundiais.
A linha de produtos da marca é composta por soluções para as mais diversas aplicações, como tintas, primários, vernizes, diluentes, acessórios. No total, são mais de 170 mil variações, entre produtos, cores, capacidades, etc. Destaque, por exemplo, para a tinta mais conhecida da marca e atual líder de vendas, a Barbot Dioplaste. Ou a mais recente Barbot Nature, um produto sustentável que apresenta valor acrescentado ao mercado
Atualmente a Barbot tem duas fábricas em Vila Nova de Gaia e uma estrutura de revendedores estrategicamente posicionados em todo o país, com 21 pontos de venda próprios. No ano passado, a empresa adquiriu a Diera, empresa de Matosinhos, reforçando a sua capacidade produtiva e solidificar a presença no mercado.
Os 100 anos da Barbot acontecem num momento importante, com o início de um processo de transição na liderança da empresa, com a entrada em cena da quarta geração da família. “Está na altura de ter gente nova no comando, uma nova geração com outra forma de pensar e ver o mundo”, explica Carlos Barbot, o atual CEO da empresa.