Escreva o que procura e prima Enter

10 dicas para uma casa quente no Inverno

Brrrrr! O frio já chegou e com ele a necessidade de manter a casa quente.

A Barbot dá-lhe 10 dicas de como deixar o Inverno à porta, evitando grandes gastos energéticos. Experimente!

1 – Mime o sofá com mantas e almofadas.

Mime o sofá com mantas e almofadas

Para além de ficar com uma sala mais bonita e aconchegante, as mantas e as almofadas aquecem durante os momentos em família no sofá. Use e abuse de tecidos em pelo sintético, lã ou tecido polar.

 

2 – Os tapetes não servem só para limpar os pés.

Os tapetes não servem só para limpar os pés

Pois é, os tapetes e carpetes foram criados para manter os espaços interiores mais quentes. Retêm melhor o calor e trazem maior sensação de conforto. Use-os na sala, nos quartos e nos corredores.

 

3 – Deixe o sol entrar.

Deixe o sol entrar

O sol de Inverno continua a ser sol! Abra as cortinas e deixe-o entrar. É uma fonte gratuita de calor e contribui para aquecer a sua casa durante as horas de exposição solar.

 

4 – Feche as persianas à noite.

Feche as persianas à noite

E quando o sol deixar de brilhar, comece a fechar as cortinas e persianas para reter o calor dentro de casa.

 

5 – Isolar, isolar e isolar.

Comece por verificar se as portas e janelas estão devidamente vedadas. Se sentir alguma corrente de ar, aplique uma fita isoladora. E não se esqueça: quando remodelar a sua casa pense a longo prazo. Antes de pintar, aplique um isolante Barbot.

 

6 – Serões à lareira.

Serões à lareira

A lareira é uma das alternativas mais económicas para aquecer a casa. Além disso, traz uma sensação de aconchego muito forte e revela-se um ótimo elemento de decoração de Inverno.

 

7 – Mantenha as portas fechadas.

Mantenha as portas fechadas

Se utiliza aquecimento central, mantenha as portas das divisões com radiadores fechadas para manter o calor. Parece uma medida simples, mas vai sentir a diferença.

 

8 – Afaste os móveis dos radiadores.

Afaste os móveis dos radiadores

Por muito tentador que seja colocar o sofá mesmo em frente ao radiador, não o faça. A temperatura é melhor distribuída quando os móveis estão afastados da fonte de calor, permitindo que o ar quente circule mais livremente.

 

9 – Use o forno e bom apetite!

Use o forno e bom apetite

O tempo frio é o ideal para usar o forno. Fazer assados, bolos ou tartes, para além de saber particularmente bem nos meses de Inverno, é mais uma forma de aquecer não só a cozinha como também as divisões mais próximas.

 

10 – Beba bebidas quentes.

Beba bebidas quentes

Se se sentir quente, vai achar que a casa também está. O importante não é tanto se a casa está à temperatura ideal, mas se você se sente bem. Vá bebendo bebidas quentes ao longo do dia. Chá, café, leite com mel, o que quiser. Agasalhe-se com roupas confortáveis e… bom Inverno!