CLIENTE PROFISSIONAL
ÂMBITO DE APLICAÇÃO
As relações comerciais entre a BARBOT – INDÚSTRIA DE TINTAS, S.A. (BARBOT) e qualquer entidade que adquira os seus bens e/ou serviços (CLIENTE) são regulamentadas pelas Condições Gerais de Venda. As Condições Gerais de Venda são sempre parte integrante de qualquer acordo do qual decorra a aceitação de uma encomenda pela BARBOT.
A Política de Abastecimento, pretende fornecer maior detalhe sobre os processos de tratamento de encomendas e abastecimento, não dispensam, contudo, a consulta das Condições Gerais de Venda disponíveis no website em https://barbot.pt/condicoes-gerais-venda/.
A presente Política de Abastecimento, revogam quaisquer outras anteriormente estabelecidas, sendo que a BARBOT reserva o direito de alterar esta Política de Abastecimento sem aviso prévio, as quais sempre constarão do seu website atualizadas em https://barbot.pt/politica-de-abastecimento/
ENCOMENDAS E ENTREGAS
As encomendas poderão ser realizadas pelo CLIENTE através de email, sistema EDI e telefone, desde que posteriormente confirmadas por escrito. Sempre que possível, a encomenda deverá ser feita através de documento numerado e com cabeçalho do CLIENTE.
As encomendas só serão válidas depois de formalmente aceites, sendo que a BARBOT reservará o direito de não fornecer, seja por motivo de condições comerciais, financeiras ou logísticas, qualquer encomenda que não tenha sido aceite.
Os produtos são fornecidos nas quantidades mínimas de venda, ou em múltiplos, conforme indicadas na Tabela de Preços em vigor. As encomendas que não correspondem às quantidades mínimas de venda, ou múltiplos, serão arredondadas para o múltiplo imediatamente inferior.
A BARBOT funciona sob o regime de “pendentes”. No caso de uma encomenda não ser satisfeita na totalidade, a parte em falta não carece de nova encomenda, sendo automaticamente enviada logo que disponível. O CLIENTE poderá solicitar, por escrito, o procedimento contrário.
No caso de encomendas de valor inferior a 200,00 € será faturada uma taxa de custos administrativos, de 20,00 €, sendo que a BARBOT se reserva ao direito de recusar a entrega de parte ou totalidade da encomenda. Às encomendas de argamassas, acrescem custos de transporte de acordo com a tabela afixada no início de cada ano. Nas situações de transportes especiais ou urgentes, poderá ser faturada uma taxa adicional ao transporte.
Os prazos de entrega dependem da tipologia de produtos, disponibilidade de stock e capacidade de resposta em termos de transportes.
A descarga dos produtos é efetuada pelo CLIENTE devendo o motorista preparar previamente o veículo. Qualquer outra prestação (incluindo por exemplo, a imposição pelo CLIENTE ao motorista de uma espera excessiva em relação às datas e horas de descarregamento constantes no documento de transporte) será considerada como prestação acessória sujeita a uma remuneração autónoma.
Devem ser asseguradas pelo CLIENTE as condições de acesso e de descarga, colocando pedidos que não conflituem com as limitações do local, como sejam a restrição de acesso a pesados, rampas, escadas ou qualquer outro tipo de impedimento físico ou legal que constitua uma barreira à entrega das encomendas. A BARBOT não assume qualquer dano ou perda, que resultem da descarga em locais sem condições, tais como descargas em rampas, escadas ou qualquer outra que constitua um risco à integridade física e material.
PRAZOS DE ENTREGA
As encomendas serão entregues em duas modalidades:
Envio Normal – Envio gratuito para pedidos superiores a 200 euros e em Portugal Continental, expecto argamassas, às quais se aplica a tabela de “Transporte de Massas”. Aos pedidos inferiores a 200 euros, aplica-se uma taxa de 20 euros. Ver condições de entrega na tabela da página seguinte.
Entrega no próprio dia – Entrega da encomenda de acordo com os critérios indicados, no Centro de Distribuição da Barbot em Canelas ou na rede de lojas Barbot. Ver condições de entrega na tabela da página seguinte.
Os prazos de entrega indicados neste documento, são indicativos e referem-se a envios para Portugal Continental, efetuados a partir do Centro de Distribuição da BARBOT.
Estes prazos são indicativos e não estabelecem uma relação contratual, amenos que seja expressamente pedida uma data de entrega pelo Cliente e confirmada pela Barbot. Os prazos estão sujeitos à disponibilidade de stock de produto, matérias-primas, componentes e capacidade logística para proceder às entregas.
Entrega de Entrega – Envio Normal

Prazos de Entrega – Entrega no Próprio Dia

Rede de lojas com afinação de produtos base solvente

RECOLHAS NO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Condições: Limitado a 5 unidades, aplicando-se uma taxa administrativa de 5% do valor do pedido, até ao valor máximo de 20 euros.
Recolha: 2 horas após a gravação e validação da encomenda.
Manhã: 10h às 12h00; Tarde: 14h00 às 17h00.
Pedidos colocados após as 15h00, devem ser levantados no dia seguinte.
Nota: Aos pedidos de valor inferior à 200 euros, aplica-se a sobretaxa de 20 euros.
As taxas não cumulativas. No caso de sobreposição, aplica-se a taxa mais elevada.
INCIDÊNCIAS
No ato de entrega, o cliente deverá examinar a encomenda de forma a verificar o bom estado e a sua conformidade com o pedido respetivo e com a guia de remessa. Para prova da conformidade referida, o CLIENTE deverá assinar a guia apresentada pelo transportador, indicando qualquer anomalia identificada. Sempre que possível poderá suportar a reclamação com fotografias.
Incidências no transporte
A BARBOT assume danos resultantes do transporte desde que registados por escrito, de imediato e no documento de transporte e comunicados à BARBOT no prazo máximo de 5 dias úteis. De outra forma, a BARBOT considerará que o CLIENTE recebeu e aceitou a encomenda tal como entregue.
Divergências
Após a receção da mercadoria, o CLIENTE deverá conferir e comunicar por escrito, no prazo de 5 dias úteis, qualquer divergência entre o pedido e a entrega, seja em termos de quantidade, ou de referências. De outra forma, a BARBOT considerará que o CLIENTE recebeu e aceitou a encomenda tal como entregue.
DEVOLUÇÕES
Produtos
As devoluções apenas são admissíveis em caso de reclamação deferida e comunicada por escrito pelo Apoio ao Cliente BARBOT, devendo o CLIENTE fazer acompanhar a mercadoria de nota de devolução, emitida via Autoridade Tributária e que identifique o produto e quantidade, bem como número do documento de compra e respetivo número de lote (se aplicável).
A BARBOT não aceita devoluções de produtos à medida, nomeadamente produtos afinados à cor ou identificados na Tabela de Preços, como produtos disponíveis por encomenda.
Paletes
As paletes brancas que suportam os produtos, certificadas pela Forest Stewardship Council, são propriedade da BARBOT. As paletes azuis que suportam os produtos são propriedade da CHEP.
Mensalmente será comunicado ao CLIENTE, o saldo entre paletes enviadas e recolhidas. A cada fecho de ano, será feito o apuramento final, sendo as paletes não devolvidas, faturadas ao valor unitário de 15€ por palete.
Esta prática visa garantir a circularidade dos materiais, em linha com a política de sustentabilidade ambiental da BARBOT.
A recolha das paletes é gerida pela BARBOT, devendo o CLIENTE devolver paletes, apenas a motoristas que apresentem documentação válida.
ABASTECIMENTO NAS LOJAS BARBOT
A rede de lojas Barbot está dimensionada para servir o cliente de venda a retalho, ou seja, o cliente particular ou profissional, que adquire o produto para aplicação ou incorporação, não estando por esse motivo preparadas para as particularidades dos pedidos dos clientes revendedores.
O cliente revendedor deve direcionar os seus pedidos para o Centro de Distribuição, podendo apoiar-se nas lojas Barbot, em situação de urgência, dentro dos limites de quantidade estabelecidos pela loja.
Anexos
TABELA DE TRANSPORTE DE MASSAS Fev/2023

Condições do Serviço
Encomendas no “formato” palete
Pedidos superiores a 7 paletes no formato “Palete”, poderão ser efetuados em duas entregas, por limitação de peso.
Encomendas no “formato” Camião
O valor do transporte em camião completo de 24 Toneladas (TIR), não contempla plataforma de descarga. A necessidade de plataforma ou grua, esta sujeita a orçamento e disponibilidade do serviço.
Importante: Deve o destinatário assegurar os meios de descarga e adequar a dimensão da encomenda às condições do local de descarga. Qualquer dano ou perda, que resultem da descarga em locais sem condições, tais como ruas de transito condicionado a pesados, descargas em rampas, escadas ou qualquer outra que constitua impedimento ou risco à integridade física e material, são responsabilidade do contratante.