Escreva o que procura e prima Enter

As cores ao serviço do espaço

A melhor cor para a sua casa não é apenas uma questão de gosto pessoal.

As cores criam ilusões de ótica, capazes de alterar a envolvente e até a perceção espacial de uma divisão e que fazem a diferença em qualquer habitação. As tintas não são apenas decoração, podem ser a solução para diferentes problemas e devem ser adaptadas a cada divisão. Por isso, antes de escolher a cor da sua casa, leia este guia para descobrir tudo o que as cores podem fazer por si:

1 . Maximize a sua divisão
Se a divisão em questão for mais pequena do que gostaria, tire proveito das cores claras que dão a ilusão de um ambiente maior do que na realidade ele é, criando uma sensação de amplitude.

2. Encolha a sua divisão 
Divisões retangulares e compridas têm tendência a ficar descaracterizadas e descompensadas. Nestes casos deve pintar as paredes grandes de claro, dando mais amplitude, e uma das pontas com uma cor mais forte, que fará essa parede parecer mais próxima do que realmente está. Este truque ajuda a compensar a diferença entre a largura e o comprimento e torna a sua sala muito mais acolhedora.

3. Corrija a altura do seu teto
A altura do teto é um dos pontos decisivos para o conforto de uma divisão. Tetos baixos podem criar uma sensação de claustrofobia e tetos muito altos resultam num ambiente frio e impessoal, mas pode compensar este efeito com o uso de cor. Se o teto for demasiado baixo, pinte-o de uma cor clara, se for muito alto, pode optar por uma cor mais escura.