Escreva o que procura e prima Enter

História

Fundada em 1920, a Barbot é hoje uma referência no mercado português em decoração e renovação de interiores.

Uma marca com história

A Barbot nasce no Porto em 1920, no rescaldo da I Guerra Mundial, com uma fábrica localizada em Santo Ildefonso (Porto), pelas mãos de Diogo Barbot. Surgia assim uma empresa de cariz familiar, com uma imagem tradicional, para a qual o rigor, a segurança e a qualidade eram características fundamentais. Todo o material gráfico e embalagens da época eram marcados com as iniciais do seu fundador DB.

Nos anos seguintes, a Barbot iria afirmar-se no mercado. Em 1958, sob a responsabilidade de Carlos Aires Pereira, é construída uma nova fábrica em Laborim e quatro anos depois, em 1962, já sob a administração de Zaida Barbot, filha do fundador, nasce a mais conhecida tinta da marca e atual líder de vendas, a Barbot Dioplaste.

O violento incêndio de 1981, que destruiu toda a fábrica de Santo Ildefonso, iria marcar indiscutivelmente a história da marca. É neste momento que se inicia um novo ciclo, não só ao nível da administração, que passa a ser liderada por Carlos Barbot, filho de Zaida Barbot, como também a nível estrutural. A Barbot dá inicio à sua expansão, com a transferência em 1982 das instalações do Porto para Vila Nova de Gaia, e desenvolve uma política de aquisições e parcerias que contribuíram para fortalecer a marca e alagar a sua oferta.

Em resultado dessa estratégia, em meados dos anos 80, a empresa apresentava uma equipa comercial reforçada, capaz de cobrir o país de Norte a Sul (a primeira delegação Barbot surgiu em Évora em 1987), uma frota logística própria e uma maior capacidade produtiva.

Ao longo da década de 1990, a Barbot continuou a expandir-se, lançando continuamente novos produtos. Este alargamento culminou com a quadruplicação dos armazéns e abertura de uma nova fábrica em Canelas em 2002 possibilitando à Barbot um campo de abrangência de nível nacional composto por infraestruturas modernas, equipadas com a mais avançada tecnologia, e uma elevada capacidade de resposta e competitividade.

Atualmente, a Barbot está presente de Norte a Sul do país, com duas fábricas localizadas no concelho de Vila Nova de Gaia, uma rede alargada de revendedores e 21 pontos de venda próprios. Mas nem só do mercado nacional vive a marca. Hoje o Grupo Barbot comercializa os seus produtos em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Angola e Cabo Verde.

O grupo Barbot

Com uma dimensão incontestável, o Grupo Barbot inclui hoje cinco empresas (Barbot Portugal, Barbot Angola, Barbot Moçambique, Barbot Cabo Verde e Jallut), que demonstram bem o peso de uma marca em constante crescimento, que vive já em dois continentes: o europeu e o africano.

Primeiro em França, através de um distribuidor local, e depois em Angola, a Barbot começa entretanto a sua aposta no caminho da internacionalização. Neste caso em particular, a Barbot Angola conta com uma unidade fabril, para além de uma rede de cinco lojas próprias e de uma equipa profissional, que presta aos seus clientes um apoio personalizado. Nesta altura, a Barbot é já a segunda marca mais vendida no mercado das tintas, tendo conseguido ultrapassar as dificuldades inerentes ao território.

Da História do Grupo Barbot faz também parte, desde 2009, a empresa Jallut Pinturas, uma reconhecida unidade fabril espanhola com mais de 30 anos de experiência, especialista em tintas industriais, decorativas e corantes para a indústria e metalografia. Esta aquisição marca claramente o posicionamento da Barbot no mercado ibérico, reforçando o plano de expansão internacional da marca.

Assim se explica o avanço da Barbot em direção a Cabo Verde, onde começa a operar a 1 de abril de 2011. Tirando partido de um enorme potencial nos setores das obras e turismo, a Barbot Cabo Verde conta já com uma fábrica, com uma área total de 2000 m², e pretende ser uma clara referência no mundo das tintas, naquele local.

A Barbot Portugal produz e comercializa ainda a marca Anpal-Sodulax. Esta marca possui lojas próprias em Viseu, no Algarve e no Funchal. A Anpal-Sodulax resulta da aquisição pelo grupo Barbot de duas fábricas de tintas, Sodulax eAnpal, que operavam no mercado desde 1964 e 1985 respetivamente. A gama Anpal-Sodulax apresenta soluções para a Construção Civil e para a proteção anti corrosiva de metais e inclui uma grande variedade de produtos, aplicáveis em vários setores da Indústria Metalomecânica Pesada, Indústria Metalomecânica Ligeira, Indústria Automóvel e Indústria em geral, assim como na área de Pavimentos.